6 de novembro de 2013

Believe it or not, it's good: Sopa Creme de Brócolis com Iogurte



É só ventar um pouco mais que o normal para usar de desculpa e fazer sopa de janta. Sim, aqui em casa adoramos tomar sopa. Aquela que para muitos se resume a "comida de doente". Pois bem, ventou e meu pai já deu logo a indireta de que estava fazendo um tempo bom para tomar... Sopa. Aí veio a segunda indireta que eu interpretei mais para uma DIRETA: "é, mas eu queria provar algo diferente sabe..." Olhei para os armários, depois para a geladeira e vi um pé de brócolis que já estava passando do tempo. Bingo, alô senhor Google!

Pesquisei e achei. Achei uma coisa diferente MESMO. Gente, quando eu li "sopa creme de brócolis com iogurte" aposto que fiz uma careta daquelas que fazíamos quando éramos criança. Bem no estilo "eca, que nojo!". Falo isso porque apesar da idade, as vezes me pego fazendo isso sem querer! Aonde que sopa de brócolis podia ser uma coisa gostosa? Salada, arroz com brócolis, risoto de brócolis com camarão... Mas sopa? Ainda mais com iogurte.

Pois é, mordi a língua. Não é que a danada é boa mesmo? E o melhor, super leve! Prato ideal para tomar a noite. Fiquei em choque e testei com a família, as vezes podia ser o meu paladar. Mas não, todos chegaram a mesma conclusão: ela é gostosa mesmo.

Ponto para mim!

Para 3 pessoas:
  • 1 pé de brócolis ninja (ou japonês)
  • 1 litro de água
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1/2 cebola bem picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 copo de iogurte (usei o desnatado)
  • 1 fio de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Comece cortando o brócolis em buquês. Lave bem e reserve.

Em uma panela, aqueça o fio de azeite e refogue a cebola picada junte com o alho amassado. Não deixe queimar, a ideia é fazer "suar". Em seguida junte o brócolis e deixe cozinhar, sempre mexendo em fogo médio. Quando ele estiver bem verdinho (ele muda de cor de acordo com o tempo de cozimento) e macio, acrescente a água e o cubo de caldo de legumes. Deixe ferver.

No liquidificador, coloque o brócolis cozido e todo o caldo. Acrescente o copo de iogurte. Bata bem. Acerte o sal e a pimenta.

Se quiser, separe uns raminhos de brócolis para enfeitar o prato ou então croutons. Eu usei amêndoas em lâminas e ficou lindo!

Dica: em dias quentes, essa sopa pode ser tomada fria como se fosse um gaspacho!

Bon Appétit,

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!