10 de fevereiro de 2014

Massa aos domingos: Linguini com Camarão Scampi ou se você preferir, Camarão-Camarão


Existe um confeiteiro americano de origem italiana chamado Buddy Valastro, apelidado carinhosamente de Cake Boss. O cara é uma figura! Meio gorducho, filho de imigrantes italianos, possui uma confeitaria e claro, é bom de garfo. Acontece que como todo americano que ganha um reality show, dependendo do sucesso, ele ganha outro. E foi justamente isso que aconteceu. Depois de ter feito o maior barulho como confeiteiro, ele começou a produzir um programa em que cozinha pratos de origem italiana.

Tudo o que ele prepara dá água na boca, apesar das quantidades me assustarem um pouco - muito óleo, azeite como se não houvesse o amanhã, manteiga até o coração parar e por aí vai. Até que um dia vi uma receitinha bem bacana, relativamente leve e que me pareceu bem interessante para reproduzir aqui em casa sem entupir as artérias do meu pai. No caso: Shrimp Scampi.

Comecei a procurar a tradução literal, e descobri que scampi é tanto um modo de preparo como também não é. Confuso, eu sei. Scampi é um tipo de camarão bem grande - no caso, lagostim da baía de Dublin. O negócio é que ao redor do mundo, o que foi denominado lagostin em um lugar, passou a ser chamado de camarão em outros. Portanto, na maioria dos restaurantes o scampi nada mais é do que um camarão grande isso quando não querem te enganar e usam o cinza no lugar do lagostim. 

Enfim, tudo isso para dizer que alguns chefes italianos apreciavam cobrir seus scampis com migalhas de pão (farinha de rosca), molho de alho e depois cozinhá-los na grelha. Acontece que esse hábito resultou mundo afora em uma receita que atende pelo nome de Shrimp Scampi ou então, Camarão-Camarão.

Fácil e bem saboroso! É o tipo de prato em que a estrela principal de fato é o camarão, ou seja, ele não briga com outros sabores como o molho de tomate, ervas fortes e coisas do tipo. Se você gosta de camarão como eu, tem que provar.

Vem comigo!

Para 7 pessoas:
  • 1 1/2 pacote de linguini (ou qualquer outra massa de fio longo)
  • 1,700 kg de camarão rosa médio limpo (sem as vísceras, o rabo e a cabeça)
  • 4 dentes de alho amassados
  • Q/n de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Suco de 2 limões sicilianos
  • 1/2 de xícara de chá de queijo parmesão
  • 3/4 de xícara de chá de farinha de rosca
  • Q/n de salsinha
  • Q/n de sal
  • Q/n  de Lemon Pepper ou Pimento-do-Reino



Comece pelo macarrão. Em uma panela grande esquente água com um pouco de sal e um fio de azeite. Quando a água ferver, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Lembre-se que o macarrão deve ficar al dente, ok?

Em um frigideira quente, coloque uma quantidade generosa de azeite, a manteiga e o alho amassado. Refogue em temperatura média para o alho não deve queimar. Ele deve apenas liberar o aroma.

Em seguida, adicione os camarões, o sal e a pimenta. O tempo de cozimento do camarão é essencial! Se ele passar do ponto vai ficar borrachudo, portanto, preste atenção. O ideal é mexer sempre o camarão para que ele cozinhe por inteiro. Você saberá que está bom quando ele ficar rosado. 

Quando o camarão estiver no ponto, adicione a farinha de rosca e o queijo parmesão. Mexa bem. Desligue o fogo. Adicione o suco de limão e misture novamente.

Sirva o camarão sobre a massa e salpique com salsinha.

Dica: eu comprei camarão no Mercadão de SP, na barraca Ki-Peixe e pedi para limparem. Como a limpeza é rápida, eu aconselho abrir o pacote em casa e passar uma água nos camarões, além de verificar e retirar as tripinhas que acabaram escapando.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

2 comentários:

  1. Eu vi o Buddy fazendo essa receita ontem, 14/08/14, deu agua na boca, vou fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz 3x essa receita, é boa demais. Farei nesse fim de semana novamente. Mas tem que cuidar da farinha de rosca pra nao ficar muito seca nem muita farinha depois. Com a prática fica melhor

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!