28 de setembro de 2015

Refrescância branca: Limonada de Coco


E o calor continua assolando a cidade de São Paulo. Não consigo achar nas minhas memórias, um início de primavera tão quente como este que estamos vivendo! Se isso for uma provinha do verão, ulalá! Foi por causa desse calor que eu resgatei das minhas viagens uma receitinha pra lá de refrescante. Pelo título, eu tenho certeza que vocês estão desconfiados. Parece estranho, e eu sei disso perfeitamente. Mas, o que seria da nossa vida se não nos permitíssemos experimentar? Do meu ponto de vista, bem pobrinha. Portanto, deixe a estranheza de lado e vem comigo conhecer uma das grandes maravilhas de Cartagena: a Limonada de Coco.


A bebida, que é típica de Cartagena (Colômbia), se espalhou pelo Caribe tamanha a sua popularidade. Quando estávamos por lá, minha mãe e eu até tentamos descobrir a sua origem conversando com alguns locais. Mas, infelizmente, não obtivemos sucesso: ninguém sabe falar nada sobre a limonada, tirando o fato de que ela teria sido criada na cidade. Para quem não conhece Cartagena, eu digo uma coisa logo de cara: é uma cidade quente pra chuchu cacete. Além da constante temperatura elevada típica da região, tenho a sensação de que a Cidade Amuralhada é ainda mais quente por causa dos muros que a cercam e não permitem a circulação do ar. Somado à isso, ainda existe um alto grau de umidade. Até se adaptar, confesso que rola um micro sofrimento.



No nosso primeiro dia, minha mãe e eu acordamos um pouco mais tarde e optamos por andarmos sem rumo apenas para sentirmos a cidade. O concierge do hotel nos alertou sobre o calor, e sugeriu que voltássemos ao hotel durante o horário de almoço para não ficarmos muito exauridas. Optamos por ignorar o conselho. Há três quadras do hotel, nos arrependemos ferozmente. Com nem uma hora de caminhada, o calor era tanto que chegava a ser desesperador. Sem muito esforço, concluímos que era melhor voltar para o hotel piscina.

No caminho de volta, passamos em frente ao Perú Mar, um dos restaurantes que tinha colocado na nossa super lista. Entramos para descansar aproveitar o ar condicionado e comer alguma coisa. Para acompanhar o almoço, queria beber algo bem refrescante que não uma taça de vinho branco. Perguntei ao garçom qual era a bebida típica da cidade. Sem pensar, ele sugeriu a tal limonada de coco.  Depois do almoço no Perú Mar até o final da viagem, acho que tomei pelo menos umas vinte limonadas de coco de tanto que eu gostei.

A textura lembra muito mais a de uma batida ou de uma raspadinha, do que a de um suco. Por mais esquisita e impensada que seja a mistura do limão com o coco, eu garanto que fica super agradável e extremamente refrescante. Para fazer a bebida, os cartagenenses utilizam um creme de coco bem espesso que é vendido enlatado - dizem que funciona com a polpa do coco. Depois de uma das melhores descobertas da viagem, comprei algumas latas para trazer para o Brasil. Afinal de contas, por aqui também temos dias bem quentes. Ainda quero testar com um leite de coco e com a própria polpa, acredito que possa dar bem certo.


Enquanto não descobrimos isso, vem comigo ver do que estou falando!

Para uma jarra:
  • 1 lata de creme de coco 
  • 2 limões
  • ¼ xícara de chá de coco ralado (opcional)
  • 3 xícaras de chá de gelo
  • Raspas dos limões para finalizar
Coloque no liquidificador o creme de coco, o suco dos dois limões, o coco ralado e o gelo. Bata bem até triturar completamente o gelo. A bebida deve ficar com uma consistência que lembra a de uma raspadinha.


Para finalizar, salpique a bebida com as raspas dos limões.

Dica: para deixar a apresentação mais charmosa, molhe a borda do copo/taça e mergulhe no coco seco.

Cheers!

Bisous.
Mariana Muller

2 comentários:

  1. Olá Mariana! Sabes me informar onde encontro o "creme de côco" no Brasil? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! Então, eu ainda não consegui encontrar essa crema desde que voltei de viagem. O que pode ser feito é substituir a crema pela polpa do coco ou por um creme de leite bem consistente (gosto da marca Sococo). Aí você adoça por conta própria.
      Espero ter ajudado :)

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!