14 de outubro de 2013

Couve-Flor de um jeito que você nunca provou: Gratinada ao Molho de Gorgonzola e Parmesão.


Assim como a abobrinha, o chuchu e alguns outros legumes, a couve-flor também sofre alguns tipos de preconceito. Já escutei que ela é sem gosto, meio fedida. Mas a maior queixa e a mais engraçada que ouvi foi: "couve-flor é um alimento meio boring". Achei divertida a forma como foi colocada apesar de achar uma coisa completamente diferente! Como gosto de dizer, nada é sem gosto, o que muda é o método de preparo!

Essa receita é preparada pela minha mãe há anos! Sempre gostei muito e decidi fazer pequenas alterações para deixá-la ainda mais saborosa. Além do tradicional molho bechamel (branco), escolhi dois queijos que estavam dando sopa da geladeira: gorgonzola e parmesão.

Com os ingredientes certo é minha obrigação informar que é sucesso absoluto!

Para uma couve-flor gratinada (serve bem 4 pessoas):
  • 1 couve-flor
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 500ml de leite
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1/4 de um pedaço de gorgonzola
  • 1/3 de uma xícara de chá de parmesão ralado
  • Mussarela para cobrir
  • Noz moscada a gosto
  • Sal a gosto
  • Um fio de azeite

Lave bem a couve-flor e corte em pedaços. Cozinhe no vapor por 40 minutos ou até ficar macia. Super recomendo uma cesta de bambu para cozinhar legumes! É prática, funciona super bem, além de ser bem sustentável. No entanto, caso você não tenha, pode fazer isso em uma panela com água.

Em uma panela, derrame um fio de azeite e frite levemente a cebola picada. Quando a cebola estiver boa, adicione as três colheres de farinha de trigo e mexa bem para fritar a farinha. Quando ela estiver moreninha, retire a panela do fogo, adicione metade do leite e mexa vigorosamente para não empolar. Volte ao fogo, adicione o restante do leite e continue mexendo com a ajuda de um fouet até engrossar. Caso seja necessário, adicione mais leite.

Quando o molho estiver no ponto, acrescente a quantidade necessária de noz moscada (cuidado para não colocar demais, pois ela rouba bastante o gosto). Rale o pedaço de gorgonzola, acrescente o parmesão e misture bem para incorporar todos os queijos. Acerte o sal se houver necessidade.

Em um pirex, disponha os pedaços de couve-flor e espalhe o molho de forma a cobrir tudo. Espalhe mussarela e leve a forno pré-aquecido a 200º para gratinar por aproximadamente 15 minutos. Quanto mais moreninho ficar por cima, mais atrativo o seu prato ficará!

Dica: é um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas e de frango!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!