20 de julho de 2015

Remédio para um dia ruim: Cookies de Chocolate Branco com Nozes Pecans


Aposto que todo mundo já passou por um ou muitos dias em que tudo pareceu conspirar contra. Em que até a coisa mais simples e óbvia, deu errado de um jeito absurdo. É, isso mesmo, estou falando daquele dia de cão em que a coisa que você mais deseja é que ele acabe logo. Sou o tipo de pessoa que já se deixou influenciar muito por esse tipo de situação. Eu não conseguia lidar, ficava mal e, por incrível que pareça, fazia um dia ruim ficar pior ainda. Acontece que com o tempo aprendi, ou melhor, tenho aprendido a lidar melhor quando essas coisas acontecem. Além do trabalho interno, descobri o remédio perfeito para dar um up quando a coisa fica feia horrenda: Cookies de Chocolate Branco com Nozes Pecan.


É óbvio, mas eu não me canso de repetir: comida me deixa feliz. Quando eu estou meio para baixo, achando a vida uma coisa extremamente miserável, procuro por uma comida reconfortante. Sem essa de abrir o armário ou a geladeira e comer enlouquecidamente, isso não tem graça só na TPM. Não. Estou falando de ir para o fogão, esquecer do mundo lá fora e cozinhar algo especial para aquele momento. Algo que possa me embalar e fazer com que eu me sinta melhor.

Uma vez, em plena segunda-feira (é, bem clichê), parecia que o resto da minha semana seria foda um inferno. Tudo e mais um pouco dando errado. Cheguei em casa pensando seriamente em dar um call sick no dia seguinte e não aparecer no trabalho o resto da semana. Enquanto jantava, minha mãe começou a falar sobre o dia dela. Ela contou que havia ido à Zona Cerealista e, para me agradar, mostrou um saco de nozes pecans que havia comprado caso eu quisesse fazer alguma receita com elas. Diante daquela situação, aquilo era tudo o que eu precisava: cozinhar. Saí fuçando e catando tudo que eu encontrava pelos armários. Inicialmente pensei em brownies mas, depois, por algum motivo, lembrei dos cookies. Cookies de chocolate branco só para variar um pouco.



A receita deu tão certo que eu passei a reproduzi-la para receber amigos, agradar o namorado e mimar um pouco a família. No entanto, para mim, os cookies acabaram ficando marcados como algo reconfortante para dias de cão. Acho que, no final das contas, substitui a panela de brigadeiro da adolescência por uma fornada de cookies na fase adulta. Vai entender!


Para a receita, pique o chocolate branco bem grosseiramente para sentir bem o gosto enquanto estiver comendo. Os pedaços grandes e irregulares farão com que eles não se percam na massa. Se você não tiver nozes pecans, pode usar a castanha que tiver em casa desde que ela não seja salgada. Pode usar castanha do Brasil (do Pará), nozes comuns, castanha de caju, pistache cru, amêndoas. Você que manda! Mas, se serve de conselho, macadâmias ficam fantásticas quando misturadas com chocolate branco. Se quiser deixar a massa mais clarinha, substitua o açúcar mascavo pelo tipo claro. Dessa forma, o cookie não ficará com um aspecto tão amarronzado. Deu água na boca? Fica tranquilo que essa receita é mamão com açúcar!



Vem comigo!

Para 18 cookies:
  • 2 xícaras de chá de farinha
  • ¼ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • ½ colher de chá de café instantâneo em pó
  •  xícara de chá de nozes pecans
  • 170g de chocolate branco (uma barra)

Pré-aqueça o forno a 175º.

Pique as nozes e o chocolate, ambos grosseiramente. Reserve.

Em um bowl, misture a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.


Em um outro bowl, com a ajuda de um fouet, bata vigorosamente a manteiga em temperatura ambiente até ela ficar leve e cremosa.


Adicione o açúcar branco e o mascavo. Misture novamente para incorporá-los bem à manteiga.



Com o creme de manteiga bem homogêneo, bata os ovo e a gema.


Em seguida, adicione o café em pó e a essência de baunilha. Misture novamente.


Divida os ingredientes secos em três partes (sem preciosismo, ok). Misture com o creme uma parte por vez.

Por último, incorpore as nozes picadas e o chocolate picado.


Forre uma assadeira com papel manteiga e faça fileiras de três. Utilizei como medida uma colher para sorvete. Casa não tenha, utilize a colher de sobremesa como medida (não muito cheia).


Asse por 15 minutos ou até o seu cookie adquirir uma tonalidade marrom-dourado com o centro ainda molinho.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!