29 de junho de 2015

O frio bate à porta: Creme de Cenouras com Batatas


Posso descrever os gostos gastronômicos aqui de casa de várias formas, entre elas está o termo "soup lovers". A chegada do inverno, por mais fraca que seja, é a desculpa perfeita para jantar sopa, caldo ou um creme, todos os dias. Confesso que tenho algumas dificuldades e que, nem sempre, todas as sopas passam no meu critério. Por exemplo, quando tem canja, a mini Mafalda que existe dentro de mim se manifesta vorazmente! Mas, não estou aqui para falar das sopas-desafeto, e sim, das que eu amo. No caso, uma delas é o deli: Creme de Cenouras com Batatas.



Nem sempre gostei de pratos que tinham como base cenouras. O meu problema era a dificuldade em harmonizar o doce da cenoura (que fica mais sobressalente quando a mesma é cozida), com pratos salgados. Claro que essa é um dificuldade que a maioria das crianças têm, afinal, o refinamento do paladar costuma vir com o tempo. Com o passar dos anos, a única forma que comia sopa de cenoura era em forma de um creme bem apimentado que a minha mãe fazia. Acho que a quantidade de especiarias apimentadas mascarava todo o doce da cenoura!


O problema é que dificilmente esse prato agradava todo mundo. Eu e meu irmão que somos fãs de pratos apimentados amávamos, já o meu pai que não tolera, repudiava. Ou melhor, repudia até hoje. A solução, foi achar um meio termo. Ou seja, algo que não deixasse o doce da cenoura extremamente gritante, mas que também não o mascarasse completamente. Peguei para mim mesma a missão de achar uma solução e, vou te contar, fiz inúmeros testes. Veja bem, lotar de creme de leite não estava entre as soluções!

Pensando, cheguei à conclusão de que a melhor forma de dar consistência e ao mesmo tempo amenizar a doçura da cenoura, seria usando um tubérculo. Testei com mandioca e ficou gosmento eca!, com o inhame e ficou sem graça, depois foi a vez da mandioquinha que ficou boa mas não aquela maravilha e por último, a batata. Eu sabia que devia ter testado a batata em primeiro, mas por pura teimosia, queria um resultado mais inusitado. 



A batata cumpre o papel de agente neutralizador super bem! Se você está achando que a sopa vai ficar com gosto de batata, você está enganado. Apesar dela quebrar a doçura da cenoura, ainda assim ela fica com o papel secundário. O creme é leve, fica com uma consistência extremamente aveludada, com um sabor delicioso e com uma cor MARAVILHOSA! Resumindo: é fantástico em todos os aspectos.



Liberte o Pernalonga que existe em você, e vem comigo!

Para 6 pessoas:
  • 1kg de cenoura
  • 3 batatas médias
  • 2 dentes de alho grandes e triturados
  • ½ cebola picada grosseiramente
  • 200g de creme de leite (uma caixinha)
  • Q/n de água
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • Sal a gosto
  • Azeite extra-virgem para refogar

Pique a cebola grosseiramente, a salsinha e a cebolinha. Reserve.                                    


Lave e descasque as cenouras e as batatas. Corte as cenouras em rodelas médias e as batatas em cubos médios. 


Refogue a cebola no azeite extra-virgem por cerca de 1 minuto e acrescente o alho - cuidado para não deixar dourar. Acrescente as rodelas de cenoura e os cubos de batata e refogue por cerca de 3 minutos. 



Acrescente a água. É importante que ela cubra os legumes e ultrapasse cerca de dois dedos. Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio até que esteja tudo cozido, cerca de 15 minutos. Você saberá que eles estão no ponto quando espetar um garfo, e sentir que os pedaços estão macios.


Desligue a panela, e espere esfriar um pouco. Leve os legumes cozidos e o caldo do cozimento ao liquidificador, e bata até formar um creme espesso, homogêneo e aveludado.


Devolva o creme à panela, ligue o fogo e deixe levantar fervura. Em seguida, desligue e acrescente o creme de leite. Acerte o sal e finalize misturando a salsinha e a cebolinha.
Sirva com um fio de azeite e torradas.



Dica: se você for servir o caldo logo em seguida, na hora de comer não deixe ferver demais para não correr o risco de talhar. Para os que gostam de pimenta, uma ou duas gotinhas de Tabasco dão um sabor especial.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!