16 de junho de 2015

Definição de sabor: Risoto de Aspargos Frescos com Queijo Brie


Meu namorado costuma dizer que eu tenho uma tara por aspargos frescos. Toda vez que vamos cozinhar alguma coisa, eu tento enfiar um aspargo no meio. Pode ser na forma de um purê, grelhado, assado, refogado, como salada, sopa. Como eu sou a vítima da história e o blog é meu, prefiro me defender dizendo que é exagero. No entanto, devo confessar que sempre tive um problema com risoto de aspargo. Nunca consegui achar muita graça nesse prato. Mas, por ser uma mulher obstinada esfomeada, decidi que as coisas iriam mudar. E, justamente para provar que eu consegui, a receita de hoje é: risoto de aspargos frescos com queijo brie.

Semana passada, minha mãe comprou um maço de aspargos frescos e deixou dando sopa na geladeira. Como eu não tinha pedido e eu sei que em casa meus pais não tem o hábito, imaginei que fosse para algum prato especial. Um dia e nada. Dois dias e nada. No terceiro dia, cheguei perguntando porque aquele maço verde lindo ainda estava fechado. Na maior naturalidade, minha mãe virou e disse “Eu comprei ele para você, não avisei?”. Não mãe, você não avisou.


Comecei a pensar como poderia prepara-lo. De cara pensei em um risoto pela praticidade. O grande problema é que eu sempre achei esse prato extremamente sem graça. Bem no estilo picolé de chuchu, sabe? Por alguma intervenção divina, eu achei que deveria tentar mais uma vez.



Comecei trocando o parmesão pelo brie, procurando criar um sabor não tão salgado e uma textura ainda mais cremosa. Depois, para acentuar o gosto do aspargo, achei interessante fazer um purê com a metade e incorporá-lo no arroz. A outra metade deixaria para dar textura e crocância ao prato. Sabe o que? Foi a minha melhor decisão!

O purê de aspargo deu sabor ao risoto! O brie casou infinitamente melhor que o parmesão, não só ajudando na textura como também deixando aquele sabor suave e agradável no final de cada garfada. Ficou incrível, realmente delicioso.


Vem comigo!

Para 4 pessoas:

1 xícara de chá de arroz arbóreo (próprio para risoto)
1 maço de aspargo
1 fatia de queijo brie (aproximadamente 70g)
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de vinho branco seco
1L de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Comece pelo aspargo. Lave bem cada aspargo e corte aproximadamente dois dedos do final do talo (a parte mais dura). Se quiser, pode guardar as pontas para fazer um caldo de legumes caseiro, fica muito bom. Corte as pontas e reserve. Corte o restante em rodelas e reserve.



Pique a cebola e reserve.

Aqueça um pouco de água e afervente rapidamente com um pouco de sal as rodelas de aspargos reservadas. Quando a água ferver, conte dois minutos e desligue. Retire-as imediatamente da água e passe por um banho de água fria para interromper a cocção. Não jogue fora a água da cocção.
Pegue metade das rodelas e bata no liquidificador com duas colheres de sopa da água reservada. Se houver necessidade, acrescente mais. O purê não deve ficar líquido, ok? Ele deve ficar com uma boa consistência. Reserve.

Comece a esquentar o caldo de legumes. Quando ele estiver quente, abaixe o fogo deixando com que a temperatura se mantenha.

Passe para o preparo do risoto. Em uma panela, em fogo médio, derreta uma colher de sopa de manteiga e refogue a cebola picada. Não deixe a cebola queimar e sim, cozinhar. Quando ela estiver translúcida (transparente), acrescente o arroz e refogue mais um pouco.



Em seguida, acrescente o vinho branco seco. Mexendo sem parar, espere o vinho evaporar completamente.
Quando o vinho tiver evaporado, adicione o purê de aspargo reservado. Misture bem até incorporá-lo completamente ao arroz arbóreo. Em seguida, adicione duas conchas do caldo de legumes e espere secar. Quando a água tiver reduzido, mexa e adicione mais duas conchas. Repita o processo até cozinhar o arroz. Lembre-se que um bom risoto deve ficar al dente e não empapado, ok? Então preste atenção para não perder o ponto.
Quando o risoto estiver pronto, adicione os aspargos reservados e misture. Em seguida, acrescente os pedaços de brie. Acerte o sal e a pimenta do reino de acordo com o seu gosto. Por último, acrescente a segunda colher de sopa de manteiga e misture.
Para finalizar,  refogue rapidamente as pontas dos aspargos reservadas e enfeite o prato.
Dica: eu não fico mexendo o risoto toda hora porque o arroz solta muito amido e empapa mais do que o necessário. Se você gostar da textura, fique mexendo sem parar.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!