12 de fevereiro de 2014

Um dos melhores aperitivos: Dadinhos de Tapioca com Queijo Coalho


Se você mora em São Paulo e ainda não teve o imenso prazer de conhecer o restaurante Mocotó, pare de perder tempo e trate logo de fazer uma visita a um dos melhores pontos da cidade! Agora, se você já sabe do que estou falando... Não preciso entrar em detalhes porque sei que vai concordar com tudo o que eu disser.

O Mocotó é um daqueles restaurantes que seguem a famosa linha do: bom, barato e bastante. Sem exageros. Na realidade, eu trocaria o bom por EXCELENTE e o bastante por MUITA COMIDA MESMO (em caps lock para você entender a situação). Da cozinha do restaurante saem pratos para serem guardados na memória, cheios de personalidade e muito, eu disse muito, sabor. Talvez por isso a casa já tenha ganhado tantos prêmios e uma legião de fiéis frequentadores. Separe um sábado ou um domingo e prepare-se para enfrentar uma fila de espera daquelas bem caprichadas. CALMA! Eu garanto que isso é bom, na realidade, ótimo. Só faz aumentar a ansiedade e a vontade de mergulhar e se esbaldar em tanto sabor. Sabor carregado de brasilidade, fiel aos encantos nordestinos e com um toque pra lá de criativo.

E foi na minha primeira vez, indo até a Vila Medeiros e encarando uma fila de 3h - sim, 3h. E se você pensa que isso é um absurdo, fique sabendo que já ouvi outras pessoas falarem que esperaram mais de 4h - que eu me apaixonei perdidamente pelo cartão de visitas da casa: os famosos e fantásticos dadinhos de tapioca com queijo coalho, acompanhados de um molho de pimenta agridoce. Na primeira mordida já entendi que a minha espera não seria sofrida. E consequentemente o resto do meu almoço foi doce, senão, divino.

E toda essa história para dizer que desde então tento reproduzir os deliciosos dadinhos de tapioca aqui em casa. Seguindo a receita fiel... Ou quase! Ao invés de molho de pimenta, utilizo uma geleia de pimenta da Queensberry que me quebra uma galhão! Além do que, é uma ótima forma de impressionar os convidados e acalmar el poderoso chefão, ou seja, o meu pai.

Quer garantir o petisco do seu final de semana?

Para uma porção enorme:
  • 250g de tapioca granulada (não é aquela da Pugliesi)
  • 250g ou 4 palitinhos de queijo coalho
  • 500ml de leite integral
  • 1 1/2 colher de café de sal (opcional)
  • 1 pitada de pimenta branca


Rale o queijo de coalho e misture com a tapioca granulada.

Coloque o leite para esquentar e desligue o fogo quando levantar fervura. Em seguida, junte a mistura de queijo coalho com tapioca e misture bem para não formar grumos/pelotas. Adicione a pimenta e o sal. Como o queijo é salgado, veja se há realmente necessidade de colocar mais sal. Continue mexendo até a mistura começar a ficar firme (ela engrossa).

Forre uma assadeira ou um pirex com papel filme, isso ajudará muito na hora de desenformar. Despeje a mistura e nivele a massa alisando a superfície com a ajuda de uma colher. Cubra com papel filme e deixe a massa resfriar. Em seguida, leve a geladeira por mais de 3h (eu fiz a noite e deixei para preparar um pouco antes do almoço).

Desenforme a massa e corte em cubos.

Eu achei melhor assar ao invés de fritar (que é como manda a receita original). Pré-aqueci o forno a 180º e assei em uma forma com papel manteiga por 40 minutos (até os dadinhos ficarem moreninhos). No entanto, se você quiser seguir a receita a risca, frite por imersão os cubinhos até ficarem dourados.

Sirva com molho de pimenta agridoce ou geleia de pimenta.

¡UPDATE! Se quiser servir com melaço de cana também fica fan-tás-ti-co!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!