27 de fevereiro de 2014

Comfort food: Frango Cremoso com Alho Poró e Ervilhas


Essa receitinha eu fiz em um dia que queria almoçar algo com cara de "comida caseira", mas que fugisse do tradicional arroz+feijão+filé de frango+ salada. Queria uma comidinha gostosa, reconfortante e saborosa... No entanto, diferente. Abri a geladeira e fiquei olhando pra ela um bom tempo! As vezes estou tão acostumada com certos pratos, que fica difícil criar algo completamente novo e comum. O problema é que a hora do almoço estava chegando, e eu precisava preparar algo rápido! Quando a fome bate, sai de baixo.


A primeira coisa que olhei foram os filés de frango, sempre tenho alguns preparados e temperados! Então, ali estava a minha base, agora eu só precisava dos complementos. Eu tinha comprado um talo de alho poró para fazer uma quiche, mas achei que ele ficaria interessante com o frango. Gosto do sabor forte do alho poró e acho que ele combina super com uma carne mais leve! Escolhi mais um legumes, no caso, as ervilhas. Gosto de usar ervilhas congeladas, acho que além de quebrarem um galho enorme, elas também - pasmem - são saborosas. Prato colorido né gente!

Frango, alho poró e ervilhas. Até aí tudo bem, mas cadê a liga para tudo isso? Tudo bem que o Carnaval está chegando, mas calma lá! Tudo tem limite. Por mim eu colocava uma caixinha de creme leite, afinal de contas, tá aí uma coisa que melhora qualquer prato. No entanto, como eu estou em um eterno projeto verão, optei por um creme de ricota caseiro. Se você não tiver, tudo bem! Pode colocar o meu amado creme de leite, requeijão, cream cheese. Você escolhe o que é melhor! E para finalizar, um pouquinho de mostarda dijon para dar um toque especial.


Modéstia a parte, mas ficou do caralho muito bom. Bem saboroso, cremooooso, com cara de comidinha caseira, reconfortante. Ou seja, tudo aquilo que eu estava buscando! Com certeza essa é uma receita que eu vou repetir mais vezes. Talvez, da próxima vez eu acrescente umas cenourinhas picadas!

Ah! Eu servi com um arroz branquinho, mas o frango pode ser acompanhado por uma saladinha verde tranquilamente e batata palha também!



Vem comigo!

Para 4 pessoas:
  • 500g de peito de frango em cubos/iscas/lascas
  • 1 talo de alho poró
  • 1 xícara de chá de ervilhas congeladas (eu AMO as da D'Aucy)
  • 3 colheres de sopa de creme de ricota
  • 1 colher de chá de mostarda dijon (sempre uso a da Maille)
  • 3 colheres de sopa de cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • Q/n de leite ou água
  • Sal a gosto
  • Pimenta lemon pepper ou do reino a gosto
  • Azeite

Comece limpando o alho poró. Eu não sei se vocês sabem, mas o alho poró é plantado diretamente na terra, então é muito importante limpá-lo bem para que não caia nenhuma sujeirinha terra indesejada na sua comida! Corte a raíz e as folhas verdes. A raíz você joga fora, as verdes você lava em água corrente. É sempre bom passar a faca na extensão do talo e retirar a primeira camada. Lave as folhas e a primeira camada muito bem. Depois, corte em rodelas o que der. A parte das folhas mais escura não deve ser utilizada porque é muito dura, então você pode ou jogar fora ou guardar para fazer um caldo de legumes caseiro. Rodelas cortadas e lavadas, reserve.




Em uma frigideira, refogue no azeite a cebola picada e o alho. Em seguida, refogue os cubos de frango. Certifique-se que a carne está cozida e refogue até o frango ficar douradinho. Reserve.



Na mesma frigideira, refogue o alho poró até ele murchar. Eu não gosto dele molóide, então refogo até ele ficar crocante. Faça de acordo com o seu gosto!


Quando o alho estiver bom, volte o frango para a frigideira e adicone as ervilhas. Mexa por uns três minutos.


Adicione o creme de ricota (sem regular) e a mostarda dijon. Mexa até incorporar todos os ingredientes.


Se você quiser uma consistência bem cremosa, adicione um pouco de leite ou água de acordo com o seu gosto. Acerte o sal e a pimenta.



Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!