5 de fevereiro de 2014

Só vendo para crer: Hamburguinho de... Ricota!


A minha mãe, dona Veroca para os mais íntimos, é vegetariana de carteirinha. Esse é um dos motivos pelos quais eu faço muitos pratos sem carne, assim ela também pode comer a vontade. É muito comum ela ler alguma receita, provar algum prato fora e depois me contar para ver se reproduzimos aqui em casa. Ela chega devagarinho, como quem não quer nada, contando "meio que nem aí" mas, nunca se esquece de um único detalhe. 

A novidade dessa vez foi um tal de hamburguer de ricota. A minha reação foi "oi?". Ela pode ser vegetariana, mas eu não. As vezes uma carninha é muito bem vinda. Para os que já me viram em um churrasco, sabem muito bem disso. Hamburguer para mim tem que ser suculento, macio, saboroso... E com carne! Quando escuto a palavra "hamburguer" a primeira coisa que me vem a cabeça são as monstruosidades que saem da cozinha da Hamburgueria Nacional suspiros.

Então, AONDE QUE NESSA VIDA hamburguer de ricota é uma coisa boa? Com certeza esse foi um daqueles pratos que eu fiz bem descrente, ou seja, com a expectativa abaixo da sola do meu pé. E só para variar, felizmente eu estava errada! Leve, saboroso, bonito, crocante por fora e cremoso por dentro... Uma maravilha! E com uma boa saladinha de tomate bem temperada, posso dizer que eles formaram um par perfeito!

Hamburguer de ricota para duas pessoas:
  • 500g de ricota (uso sempre a da Yema, até hoje a melhor que já experimentei)
  • 4 colheres de sopa cheias de queijo parmesão (diga não ao de saquinho!)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 ovo
  • Suco de meio limão
  • Q/n de noz moscada
  • Q/n de cebolinha
  • Sal e pimenta lemon pepper a gosto
  • Azeite


Esfarele a ricota com a ajuda de um garfo. Em um bowl, misture a ricota esfarelada, a farinha, o parmesão, o ovo e o suco de limão. Em seguida, adicione a noz moscada, a cebola e a cebolinha. Acerte o sal e a pimenta.

Se a massa ficar mole, deixe ela descansar um pouco na geladeira.

Em uma frigideira quente, adicione um fio de azeite e comece a dourar os hamburgueres. Frite os dois lados até ficar bem dourado.

Sirva os hamburgueres de ricota acompanhados de uma salada de tomate ou de outra do seu gosto.

Dicas: se quiser uma consistência mais cremosa adicione um pouco de creme de leite ou maionese, também fica uma delícia. Caso você queira algo ainda mais light, troque a farinha de trigo por farelo de aveia. E por último, experimente adicionar alguma castanha picada (cajú, pará, nozes ou pistache).

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!