20 de fevereiro de 2014

Quebra-galho: Tapioca Recheada com Abobrinha Marinada e Gorgonzola



A primeira vez que experimentei tapioca foi com uma moça que trabalhou na casa da minha avó durante anos. Nordestina, adorava comprar goma na feira e fazer para a nossa família no lanche da tarde. Recheios mil: doce de leite e côco ralado, peito de perú e queijo, leite condensado, goiabada cremosa, catupiry e assim em diante. Além de encontrar na casa da minha avó, a tapioca sempre foi figura constante nas viagens ao Nordeste. Tanto no café da manhã do hotel, quanto nas barraquinhas de rua.

Depois que descobriram que a tapioquinha é uma ótima substituta para o pão branco, pronto, caiu no gosto do povo - em especial as mulheres. E aí, do dia para noite, a tapioca ficou famosa e requisitada. No entanto, do meu ponto de vista, bem sem graça. Sejamos honestos, ok? A tapioca não é a coisa mais saborosa da face da Terra e muito menos a mais apetitosa. Sim, ela é gostosa, mas no quesito sabor, deixa super a desejar! O ponto alto é o recheio! E por estar associada a dieta e magreza, os recheios ficaram ainda mais inssosos: frango desfiado, queijo branco, cottage, palmito, tomate, biomassa de banana... Até WHEY PROTEIN. Sabe, não é ruim mentira cof cof... Mas também não é uma explosão de sabores.


 Então, por causa disso, decidi dar um up na tapioquinha e deixá-la um pouco mais apetitosa sem pesar muito. A grande sacada foi utilizar como base um alimento que não fosse muito calórico e fácil de dar gosto sem ficar estranho. Depois, salpicar levemente com algo com um sabor um pouco mais acentuado. Aproveitei que tinha uma abobrinha marinada na geladeira e decidi misturá-la com um pouquinho de queijo gorgonzola. E não é que combinou?

Pode não ser no estilo "tapioca-zero-calorias", mas pelo menos tem muito mais sabor.


Alô frigideiras!

Para 1 tapioca:
  • 4 colheres de sopa de goma/tapioca
  • 2 colheres de sopa de abobrinha marinada
  • Queijo gorgonzola a gosto

Coloque a quantidade necessária de tapioca em uma frigideira e certifique-se de que todos os grumos/bolinhas foram desfeitas. Cubra o fundo da frigideira e ligue o fogo. A goma vai grudar e soltar do fundo. Com a ajuda de uma espátula, vire para cozinhar do outro lado.



Logo após virar a tapioca, recheie com a abobrinha marinada e rale o queijo gorgonzola por cima. Feche a tapioca, desligue o fogo e abafe com uma tampa para que o queijo possa derreter (é super rápido!).




Sirva imediatamente!

¡UPDATE! Se quiser, substitua o queijo gorgonzola pelo de cabra, também fica ótimo. Também é possível colocar creme de ricota para dar cremosidade ao recheio. 

Bon Appétit,

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!