19 de maio de 2014

Um crime: Bolo de Chocolate com Buttercream de Chocolate

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas pelo sumiço das últimas três semanas. Passei por um período bem corrido e de bastante adaptação. Infelizmente, tive que deixar o blog um pouco de lado até me adaptar completamente ou quase. Agora que a poeira baixou um pouquinho, consegui sentar e adiantar tudo que estava atrasado. Vamos colocar esse blog nos eixos novamente minha gente!



Ninguém aqui sabe a dificuldade que foi escrever esse post. Perdi a conta de quantas vezes escrevi, apaguei e recomecei. Para falar desse bolo em particular, as únicas palavras que brotavam na tela do meu computador deixariam qualquer mãe de cabelo em pé especialmente você, mamãe. Sabem aqueles palavrões – que do meu ponto de vista são meras expressões cotidianas – que utilizamos quando queremos enaltecer muito uma coisa? Mostrar que realmente valeu a pena, foi bom ou coisa do tipo? Então. Fica difícil bancar a boa moça em um post desses, porque puta que o pariu esse bolo é demais foda pra caralho.




Pronto, falei.

Foi a primeira vez que eu fiz e já vou logo dizendo que virou uma das minhas receitas prediletas. Acho que assim como o estrogonofe de cogumelos, essa também entrou para o Top 5 de 2014. Sem brincadeiras!



Só a massa, que já é fantástica modéstia a parte, fica responsável por 50% do sucesso. Sério, a MELHOR massa de chocolate. Fofinha, húmida, leve e saborosa. E o melhor de tudo: com gosto e cor de chocolate. Diferente daqueles bolos com massa pálida apagada, essa dá de mil. A cobertura e o recheio fecham o conjunto perfeitamente. Apesar de ser um buttercream, ou seja, feito a base de manteiga, o creme fica leve e aerado. Nem um pouco enjoativo e muito menos pesado!



Fiz esse bolo para o aniversário do meu pai, e passada uma hora do parabéns não tinha mais rastro dele. Nem na mesa e muito menos na bandeja. Se ele era pequeno? Não. A receita rendeu aproximadamente 1,5 kg de bolo.




Resumindo: sucesso absoluto.

Para um bolo de chocolate:
  • 1  3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3/4 de xícara de cacau em pó
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de chá de leite integral (para o buttermilk)
  • 4 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovos
  • 160ml de café quente (tem que ficar forte, ok?)

Para o recheio e cobertura:
  • 3 barras de chocolate meio amargo
  • 300g de manteiga [sem sal] em ponto de pomada (temperatura ambiente)
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado
  • 1 1/2 colheres de sopa de café solúvel
  • 3 colheres de sopa de água quente
  • 1/2 xícara de avelãs tostadas, descascadas E SEM SAL
  • Papel manteiga, manteiga e farinha para preparar a forma

Comece pelo buttermilk! Aqui no Brasil, infelizmente não temos nada parecido à venda. No entanto, a boa notícia é que pode ser feito! O buttermilk vai na massa e serve para enfraquecer o glúten e deixar a massa mais fofa. É fantástico! Misture a xícara de leite integral com quatro colheres de vinagre branco ou limão. Misture e deixe até talhar (algo em torno de 15 minutos). Voilá, isso é buttermilk!




Enquanto espera o buttermilk ficar pronto, prepare a forma em que o bolo será assado. Você pode fazer o bolo em uma única forma e cortar ao meio depois. Ou, faça como eu, e divida a massa em duas formas do mesmo tamanho para não ter esse trabalho.Corte dois círculos de papel manteiga do tamanho do diâmetro das formas utilizadas. Unte a forma, coloque o papel manteiga no fundo, e unte a superfície do mesmo. Enfarinhe. Reserve.   





Pré aqueça o forno a 170º.

Para a massa, misture em um recipiente com a ajuda de um fouet todos os secos: farinha, açúcar, cacau, bicarbonato, fermento e o sal.




Em outro recipiente, misture o buttermilk, os ovos, o óleo e a essência de baunilha. Misture bem até formar um líquido bem homogêneo.




Aos poucos, sempre com o auxílio de um fouet, incorpore delicadamente a mistura dos líquidos à dos secos.




Por último, adicione o café quente e mexa até incorporar completamente à massa.



Asse por 35 minutos. O tempo varia de acordo com cada forno, então, faça o teste do palito. Enfie um palito no centro do bolo e se ele sair limpo, significa que está bom.

Deixe os bolos esfriarem, desenforme-os e retire CUIDADOSAMENTE o papel manteiga. Reserve.

Para o recheio, comece derretendo o chocolate meio amargo em banho-maria.Quando ele estiver completamente derretido, retire do banho-maria e deixe reservado em temperatura ambiente.



Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga (que deverá estar em ponto de pomada/temperatura ambiente) até ela ficar aerada, clara e bem cremosa.



Adicione o leite e a baunilha. Continue batendo até incorporar.

Abaixe a velocidade da batedeira e junte aos poucos o açúcar de confeiteiro. Bata até deixar o creme bem homogêneo.



Enquanto isso, dissolva o café solúvel em uma xícara com a água quente.

Retire da batedeira e aos poucos, incorpore o café e o chocolate derretido ao creme de manteiga. Mexa delicadamente com a ajuda de um fouet.




Para montar o bolo, espalhe um pouco no meio (recheio) e cubra o topo e as laterais com a outra parte do buttercream.




Se você não achar avelãs trituradas grosseiramente, com a ajuda de um pano de prato e um martelo, faça isso em casa.





Finalize cobrindo o topo do bolo com as avelãs picadas.

Dica: para um buttercream de chocolate mais escuro, adicione mais chocolate derretido.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

2 comentários:

  1. Olá, Mariana! Conheci seu blog pelo Instagram, através da @rebzanetti (uma linda) e estou apaixonada por suas receitas! Sou chocólatra e enlouqueci nesse bolo, mas confesso que não suporto café. Eu poderia substituir por algo? Beijos!!! Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! O café serve para quebrar o doce, eu mesma nem sinto o sabor dele na massa. Mas como você não gosta, melhor não arriscar rs. Acredito que você possa fazer a receita sem adicioná-lo ao invés de substituí-lo por outro ingrediente.

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!