23 de junho de 2014

Feriado nublado: Bolo de Chocolate com Cerveja Large


Como o Corpus Christi cai bem no começo do inverno, já é esperado que faça frio durante o feriado. Inclusive, devido ao feriado prolongado e ao frio esperado, as serras próximas a São Paulo ficam apinhadas de paulistanos. Eu mesma, sempre tive o hábito de me mandar para algum lugar curtir o friozinho ou aproveitar freneticamente os quatro anos de jogos universitários. Como de costume, esse ano fez frio. A diferença é que dessa vez eu fiquei por aqui para trabalhar essa vida de labuta não é fácil


Quinta-feira amanheceu fria e com aquela garoa fina. Ou seja, nada convidativo para sair de casa. Foi um excelente dia para ficar sentada no sofá, enrolada no edredom, intercalando filmes e leituras atrasadas. Para me esticar um pouco, não vou mentir. Cheguei a levantar algumas vezes para ficar abraçada com a minha quase-humana cachorra. E assim, eu passei quase que o dia inteiro.



Mas, frio dá fome. Pelo menos é isso que dizem. Se é verdade ou mentira, eu não sei. Só sei que acho uma ótima desculpa para cozinhar alguma coisa bem gostosinha. E nada mais agradável que um bolo de chocolate daqueles. Daqueles que não tem cobertura, ficam bem fofinhos, úmidos e claro, são capazes de esquentar qualquer estômago gelado faminto.


Esse bolo em especial ficou espetacular. A modéstia passou longe porque ele realmente é fantástico. A receita é tão fácil que uma criança consegue reproduzir tranquilamente. Isso é, tirando o fato que ela precisará de um adulto para comprar uma cerveja. Ah! Vai cerveja na massa! E antes que você pergunte, o sabor não muda. Inclusive, acho que a cerveja é a responsável por deixar a massa tão úmida e macia. É um bolo meio que "no regrets". Tipo, sem arrependimentos depois da primeira mordida.



Stellinha Artrois à postos e vem comigo!

Para um bolo:
  • 125g de farinha
  • ½ xícara de chá de cacau + para enfarinhar
  • 125g de açúcar
  • 1 ovo
  • 75ml de leite
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 125g de manteiga + para untar
  • 120ml de cerveja tipo large (eu usei uma Stella Artrois)
  • 70g de chocolate meio-amargo picado
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento
  • Uma pitada de sal
Ligue o forno à 180º.

Unte com um pouco de manteiga uma assadeira para bolo inglês (a que é comprida), e depois enfarinhe com um pouco de cacau. Como o bolo é bem escuro, esteticamente fica mais bonito. Se não quiser, enfarinhe com farinha. Reserve.



Em uma panela, esquente a manteiga com a cerveja. Espere a manteiga derreter completamente e desligue.


Em um bowl, peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato juntos.


Em seguida, adicione o açúcar, o leite, o ovo, a baunilha, o sal, o chocolate picado e a mistura de manteiga com cerveja. Misture bem certificando-se de incorporar todos os ingredientes. Por último, adicione o fermento e misture delicadamente.







Despeje a massa sobre a forma previamente untada e enfarinhada. Asse por aproximadamente 45 minutos. Como a temperatura varia de forno para forno, eu sugiro que você faça o teste do palito. Lembre-se de que como vai chocolate picado na massa, pode ser que o seu palito saia sujo de chocolate e não de massa crua, ok? Preste atenção.



Dica: é sempre válido dizer que NUNCA deve-se abrir o forno antes de dar meia hora de cozimento! Esse bolo fica mais gostoso quando servido morno.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!