24 de abril de 2014

Para o aniversário do papis: Hambúrguer Caseiro de Maminha


Como o aniversário do meu pai caiu no meio da semana, um pouco antes da data eu perguntei se ele gostaria de sair para jantar ou então fazer algo em casa. Ele disse que não fazia questão de fazer nada, exatamente pelo fato de que no dia seguinte ele teria que levantar cedo. O ponto é que eu JAMAIS permitiria passar a data em branco, nem que para isso eu cantasse parabéns com um muffin. Depois de muita insistência, ele aceitou um jantarzinho aqui sem muita firula. Segundo ponto, o que ele queria comer. A resposta foi: qualquer coisa.

Gente, essa resposta é UÓ. Se você pergunta é porque quer uma resposta, portanto, "qualquer coisa" é de matar. Fiquei pensando no que ele gostava de comer e de novo caí em um bilhão de alternativas. Ser filha de pai gordinho não é fácil minha gente!

Então, alguma criatura divina iluminou a minha cabeça e percebi que estava fazendo a pergunta errada. Ao invés de me perguntar o que ele gostava, deveria me perguntar o que ele sempre faz questão de pedir quando saímos ou pediria se combinasse com o prato. EUREKA! Adivinhem qual uma das coisas que ele mais gosta? Batata frita! Só que né, QUEM em sã consciência faz um jantar onde o prato principal é a batata frita? Uma pessoa muito sem noção.

Again, qual prato fazer a noite que leve como acompanhamento batatas fritas? HAMBÚRGUER! Gente, duas coisas que ele ama de paixão. Pronto, resolvido. Mas... Como fazer um bom hambúrguer? Daqueles suculentos, com um ponto perfeito (ou seja, meio mal passado no miolo), macio e saboroso?


Escolhi uma carne nobre, no caso, a maminha. Além de saborosa, ela é super macia. Se quiser, também pode optar por um blend de carnes, tipo: fraldinha + maminha, acém + maminha, etc. Outra coisa importante, é colocar gordura no meio. Isso mesmo, na hora de moer a carne, acrescente cerca de 20% de gordura na mistura. Ela vai dar sabor e mais maciez. Vai por mim! Desapegue da ideia de colocar mil e um temperos na carne. Hambúrguer bom é hambúrguer apenas com sal e pimenta do reino. O ponto alto é exatamente o sabor da carne, portanto, nada de artifícios para mascará-lo. Por último, nada de ficar virando o hambúrguer várias vezes. Uma vez de um lado, e outra vez do outro. Além de formar uma casquinha, você não só evita de perder o suco da carne como também cozinha ela perfeitamente.

Ah! Peço desculpas pelas poucas fotos. Tive que ser muito ligeira antes que meu pai e meu irmão surtassem rs.

Para 4 hambúrgueres:
  • 800g de maminha moída com 20% de gordura
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto

Para a montagem:
  • 4 pães para hambúrguer
  • Q/n de tomate
  • Q/n de alface
  • Q/n de queijo prato (você pode trocar por cheddar, mussarela, gruyère etc)
  • Q/n de cebola
  • Q/n de maionese
  • Q/n de mostarda
  • Q/n de ketchup

Retire a carne moída do saquinho e misture bem com as mãos. Separe 4 montinhos de carne de aproximadamente 200g e trabalhe um pouco para incorporar bem a carne com a gordura. Molde discos altos com as mãos (altura de 2 cm +/-). Proteja os discos de carne com papel manteiga e leve a geldadeira por meia hora para firmar a carne.



Na hora do preparo, aqueça a chapa com um fio de azeite ou óleo. Tempere o hambúrguer dos dois lados com sal e pimenta do reino (lembre-se: APENAS na hora em que for fritá-lo). Aperte a carne levemente com uma espátula na chapa e espere fritar. Você saberá que está na hora de virar quando formar uma casquinha embaixo e as laterais do hambúrguer começarem a ficar cozidas. Vire, pressione o hambúrguer levemente e aguarde mais um pouquinho (2/3 minutos). Cuidado para não passar do tempo, ok? Nosso objetivo é fazer um hambúrguer bem macio e suculento, para isso a carne deve ficar levemente rosada no miolo.



Quando o hambúrguer estiver quase pronto, coloque uma fatia de queijo por cima e espere derreter completamente. Retire imediatamente da chapa. Se quiser, corte umas rodelas de cebola e coloque na chapa para dourar junto com os hambúrgueres. Fique de olho para não queimá-las.

Para a montagem, corte o pão no meio. Passe maionese, coloque uma folha de alface, o hambúrguer, a cebola grelhada, e o tomate. Coloque a fatia de pão ao lado. Se quiser fechar o hambúrguer, utilize um palito para prender.

Fácil, né?

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!