16 de abril de 2014

Uma tips que não deixa de ser receita: Cestinha de Parmesão

Uau! Há quanto tempo eu não postava alguma dica na coluna de Tips! Na verdade, desde a criação do blog eu foquei muito mais nas receitas em si, do que propriamente nas dicas ops. Anyway, quando vale a pena não tem porque não retomar, certo? A dica de hoje é demais - modéstia a parte - e vocês vão ver. Hoje vou contar para vocês como se faz uma cestinha de parmesão!

Já me deparei com cestinha de pamesão em vários restaurantes e, acredito que você também já tenha passado por isso pelo menos uma vez na vida! Normalmente ela serve de suporte para saladas e risotos. Bem fininha e toda trabalhada. Algumas pessoas acham brega, mas eu sempre fiquei encantada! Ficava imaginando as mãos de fada que um cozinheiro deveria ter para fazer uma obra de artes daquela. Sério. Até que eu descobri o segredo... E me decepcionei, porque qualquer criatura consegue reproduzir uma igualzinha em casa!

A única resalva que eu faço é em relação ao queijo utilizado. Eu compro queijo parmesão Scala e mando ralar na hora. Não tenho queixas! É de ótima qualidade, não duro como os de saquinho e nem muito salgado. Já comprei um de segunda linha para fazer essas cestinhas e não gostei nem um pouco do resultado: extremamente salgado. Se você for como eu e não tiver o hábito de comer muito sal, sugiro que escolha um queijo que já esteja acostumado, ok?

Prontos?

Para uma cestinha de parmesão:
  • Q/n de parmesão para cobrir o fundo da frigideira 

Monte um suporte ao lado da frigideira que será utilizada. Eu peguei um bowl de cristal da minha mãe e encaixei de cabeça para baixo um pote de azeitonas vazio. Reserve.

Esquente uma frigideira antiaderente e faça uma fina camada de queijo parmesão ralado de forma que cubra todo o fundo da panela.


Espere derreter completamente o queijo. Com a ajuda de uma espátula, vá soltando o queijo do fundo e vire para queimar rapidamente do outro lado (tem que ser rápido mesmo, algo em torno de 10 segundos!).


Coloque sobre o suporte montado o disco de parmesão, e com a ajuda de um papel toalha molde a cestinha DELICADAMENTE. O disco esfria muito rápido e o parmesão endurece em questão de segundos, portanto, seja rápido e não coloque muita força.


Voilá!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!