6 de setembro de 2013

Uma história de superação: Ovo Pochet



Essa não é a receita mais simples e prática do universo, porém, depois de muitas tentativas frustradas, finalmente eu consegui. Eu precisava dividir com vocês a alegria de ver o ovo redondinho ao invés de esbudegado dentro da panela rs. Eu fiz, comi e nunca me senti tão orgulhosa (mentira, já me senti sim. Mas cada prato, é um prato, né?) na vida de ter consigo fazer aquele prato TÃO comentado em escolas e livros de culinária. Alô, Julia Child, um beijo para você!

Mas vamos ao que realmente interessa. Estava vendo o filme Somewhere, da Sofia Coppola, em que em uma determinada cena,  Cleo - filha de Johnny, o personagem principal - cozinha Egg's Benedict para o pai e um amigo. Pronto, eu já tinha visto em vários filmes o tal Ovo Beneditino, já comi em hotéis mas nunca, nunca, eu ousei fazer em casa. Muito bem, senti que era hora de tentar.

Fiz inúmeras pesquisas e decidi que iria optar pelo método tradicional: água quente, vinagre, faz um roda-moinho, quebra o ovo lá dentro e voilá, é só ir trabalhando até dar o ponto. Fácil, né? Só que não. Nessa brincadeira eu perdi quatro ovos! Quando já estava deixando para outro dia, vi em um site um método em que você "ensaca" o ovo com papel filme e ele sai redondinho. Foi a salvação!

Para uma porção:
·         Um ovo
·         Azeite
·         Sal
·         Plástico filme
·         Uma cumbuquinha
·         Pincel de cozinha

Para a montagem:
·         1 fatia de pão de forma comum
·         1 fatia de peito de perú - o ideal é presunto
·         Alface


Pegue uma cumbuquinha, um potinho pequeno ou coisa do tipo e forre com um pedaço de plástico filme de forma com que você consiga pegar pelas bordas como se fosse uma trouxinha. Coloque um fio de azeite no centro e com a ajuda de um pincel, espalhe por toda a cumbuquinha. Esquente uma panela de água e quando começar a ferver, abaixe o fogo para manter a temperatura. Coloque a sua trouxinha na panela e fique fazendo movimentos circulares com ovo delicadamente - NÃO SOLTE a trouxinha dentro da panela, você deve ficar segurando! O tempo ideal de cocção é de 4 minutos, depois disso solte com cuidado o ovo da trouxinha e deixe na água por mais 1 minuto. Retire com a ajuda de uma escumadeira.

Coloque o pão de forma na torradeira. Depois forre com uma fatia de peito de perú dobrada, disponha o ovo por cima e tempere com sal. Use umas folhas de alface para decorar o prato.

Normalmente, o ovo pochet vem acompanhado de molho holandês, mas como eu estava maneirando nas calorias, achei que já estava de bom tamanho o ovo com peito de perú rs.

Bon appétit!

Bisous,

Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!