17 de setembro de 2013

Surpreenda-se: Lasanha de Berinjela!


Amor a primeira garfada define o que eu senti quando provei a lasanha de berinjela da minha tia. Como berinjela não é o meu alimento predileto, o grande problema que eu sempre encontrei a forma de preparo da mesma. Eu não gosto muito daquele amarguinho típico que ela tem, então acabo tendo problemas com alguns pratos. No entanto, quando bem preparada fica uma delícia! A milanesa, a parmegiana, como patê (babaganuche) e como lasanha - acredite se quiser!

Para quem não sabe, a berinjela é um fruto (e não legume como muitos pensam) rico em proteínas, vitaminas e minerais. Então seguindo uma linha de raciocínio bem óbvia, se você acrescentar molho de tomate e muito queijo, não tem como dar errado!

Para uma lasanha:
  • 2 berinjelas médias
  • 800ml de molho de tomate
  • 300g queijo mussarela fatiada
  • 1 pacotes de massa pronta* - uso muito a da Petibom, além do preço ser ótimo a qualidade é excelente.
  • Q/n de farinha de trigo para empanar as berinjelas

*Dependendo do tamanho da sua forma, talvez você utilize mais ou menos. Portanto, tenha sempre um pacote de reserva.


Comece preparando as berinjelas. Lave muito bem e com uma faca afiada, corte finas fatias da berinjela (quanto mais finas melhor!). Empane na farinha de trigo e coloque em uma forma. Asse em forno pré-aquecido até que as fatias fiquem crocantes - ela deve ficar com uma aparência de seca e não queimada. O tempo varia muito de acordo com a finura das fatias, ok?

Quando as fatias de berinjela estiverem prontas, comece a montagem da lasanha. Em um pirex, faça uma camada de molho, uma de massa, uma de berinjela e por último o queijo. Repita a operação até que as fatias acabem.

Forre com papel alumínio e coloque em forno pré-aquecido à 180º por 20 minutos. Esse tempo será suficiente para cozinhar a massa e derreter o queijo. Um pouco antes de dar o tempo de cozimento, retire o papel alumínio e dê uma gratinada no queijo para que a sua lasanha fique com um aspecto mais bonito.

Dica: não economize no molho. Se você colocar pouco molho de tomate, a sua lasanha corre o risco de ficar seca.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!