23 de setembro de 2013

Para impressionar: Galette de Tomate com Ricota


Sabe aquela receitinha bem fácil que é ótima para impressionar na hora de servir? É essa. Além de ficar muito bonita, ela é super versátil! Isso mesmo, você utiliza a mesma base, mas pode deixar a criatividade correr solta na hora do recheio. Eu costumo dizer que a galette é um prato muito charmoso. Só pelo nome já ficamos tentados, depois pela apresentação e em seguida pelo sabor.

Galette é um tipo de torta francesa, recheada e estéticamente rústica. Isso mesmo! Se você está achando que essa é aquele tipo de torta redondinha, está enganado! Ela não tem uma forma correta, o que do meu ponto de vista, dá ainda mais charme ao prato. O recheio fica exposto no centro, deixando a galette ainda mais apetitosa.

Eu escolhi recheá-la com ricota, tomate picado e parmesão. Mas você pode fazer apenas de tomate, de queijo, queijo com calabresa, cebola, abobrinha e por aí vai. Se quiser também pode substituir o sal e fazer uma galette doce! Viu só? É versátil mesmo!

Para uma galette:

Massa
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (125g) de manteiga gelada
  • 1 ovo
  • Uma pitada de sal
  • Água gelada (apenas se for necessário)

Recheio
  • 1/2 peça de ricota
  • 4 tomates
  • 1/2 xícara de chá de parmesão ralado
  • Q/n de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Em um bowl, junte a farinha e a manteiga gelada. Com os dedos, trabalhe a massa até obter uma farofa. Acrescente o sal e o ovo. Trabalhe a massa até que ela se torne firme e homogênea - se necessário acrescente água gelada aos poucos e com a ajuda de uma colher. Você saberá que a massa deu o ponto quando ela começar a desgrudar sozinha das mãos. Embale em um papel filme e deixe na geladeira por 40 minutos.

Enquanto aguarda, prepare o recheio. Esfarele a ricota com a ajuda de um garfo. Lave os tomates, retire as sementes e corte em pedaços pequenos. Em um bowl misture a ricota, o tomate, o parmesão ralado, o azeite (quantidade necessária), o sal e a pimenta do reino.

Após 40 minutos de geladeira, jogue farinha em uma superfície lisa e abra a massa com a ajuda de um rolo. Quando ela estiver bem aberta, transfira para uma forma de alumínio. Concentre o recheio no centro da massa. Vá fechando a galette de forma com que o centro fique descoberto.

Asse em um forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 40 minutos ou até dourar a massa.

Sirva sozinha ou com uma salada de folhas verdes como acompanhamento!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!