5 de setembro de 2013

Para o chá: tuiles aux amandes (telhas de amêndoas)


O nome é estranho, mas em compensação, o preparo é fácil demais - fácil mesmo! Tuiles aux amandes, que significa telhas de amêndoas, são biscoitos super clássicos que fazem parte da patisserie francesa. Não chega a ser uma sobremesa, é mais um acompanhamento - e que acompanhamento <3 - para tomar chá e café, ou então, para acompanhar um sorvete.

O biscoito leva esse nome porque na hora de moldar, ele fica "parecendo" uma telha. Literalmente. Acho super charmoso! Dá um toque todo especial!

Para 7 tuiles grandes*:

120g de açúcar
125g de amêndoas cruas e laminadas
2 claras de ovo
25g de manteiga derretida
1 colher de sopa de suco de laranja - não vale o de caixinha!
20g de farinha
Q/n Raspas de laranja
Papel manteiga

*Eu fiz tuiles gigantescas! Você pode fazê-las em um tamanho menor, ok?


Em um bowl adicione o açúcar, as amêndoas, as duas claras de ovo e a manteiga derretida. Misture. Adicione o suco de laranja e as raspas. Misture novamente. Cubra o bowl com um plástico filme e leve à geladeira por 2 horas.

Passado o tempo, retire o bowl da geladeira e adicione a farinha. Em uma assadeira previamente forrada com papel manteiga, coloque uma colher de sopa da massa e espalhe de forma que as tuiles fiquem bem fininhas.

Asse em forno pré-aquecido à 180° até elas ficarem douradas (eu deixei quase 20 minutos, mas o tempo varia muito de forno para forno). Cuidado para não queimá-las, como elas serão moldadas não podem ficar muito torradas.

Utilize formas cilindricas para moldar as tuiles - eu usei um rolo de macarrão e alguns vidros. Você deve fazer isso enquanto elas estiverem quentes, ou seja, rápido!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!