2 de setembro de 2013

Sábado de sol, molho pesto e uma taça de chardonnay



Sábado amanheceu lindo! Estava sol, o céu bem azul e com uma temperatura agradável. Ou seja, fatores perfeitos para iniciar o final de semana.

Quando está sol, gosto de sair de casa e aproveitar o dia ao máximo. Então, logo que coloquei os pés na cozinha e comecei a pensar no que eu poderia almoçar, bateu aquela vontade de fazer algo prático, rápido, leve e saboroso!

Aproveitei o vinho branco - chardonnay - que coloquei para gelar na noite anterior, o pacote de bucatini italiano que comprei durante a semana e o ramo de manjericão fresco.

Decidido! O sábado de sol e o vinho gelado estavam pedindo a companhia de uma boa massa ao molho pesto!

Para 4 pessoas:

500g de bucatini (ou qualquer outra massa longa de sua preferência)

Para o pesto*:
1 1/2 xícara de manjericão fresco
3/4 xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 dente de alho grande
4 colheres de sopa de parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 punhado de nozes picadas grosseiramente**

*O molho pesto não tem uma medida certa, ela vai muito de paladar para paladar. Portanto, a minha dica é ir provando o molho ao longo do preparo.
** A receita original pede pinolis, mas na falta deles você pode usar nozes, amêndoas etc.

Coloque água na panela, um pouco de sal, um fio de óleo e deixe esquentar. Quando a água começar a ferver, coloque a massa e deixe cozinhar. Cuidado com o tempo! A massa deve ficar al dente e não mole.

Enquanto a massa cozinha, prepare o pesto. Coloque todos os ingrediente - menos as nozes - no processador/liquidificador ou bata com o mixer. Em seguida, esquente rapidamente as nozes no forno (por um minuto) ou então na frigideira, só tome cuidado para não queimá-las.

Quando a massa estiver boa, desligue e escorra. Em seguida acrescente o molho pesto, as nozes e misture bem. Sirva imediatamente acompanhada de um bom vinho chardonnay.

Bon Appétit!

Bisous,


Mariana Muller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!