24 de setembro de 2014

Potinhos de amor: Soufflé-Bolo de Chocolate com Sorvete


Em algum post escrito láááá nos primórdios do blog, eu dividi com vocês a minha paixão por programas de culinária. Enquanto todos se reuniam para comentar sobre os últimos episódios de Game of Thrones, House of Cards, Breaking Bad ou algum outro seriado do momento, lá estava eu, louca para falar sobre o último prato que o Jamie Oliver preparou, sobre a dica que a Nigella deu ou então sobre alguma gafe que a fofa da Palmirinha cometeu. Além da quedinha paixão por programas de culinária, eu também tenho outro segredinho: as vezes me pego imaginando sendo “amiga” dos meus cozinheiros prediletos, dividindo receitas, pedindo dicas e assim em diante. ~ um minuto de silêncio para o meu grau de loucura ~



A vítima dessa vez foi ninguém menos que a diva: Martha Stewart com seus potinhos de chocolate.


Sabe aquele dia em que você acorda com uma vontade louca de comer algo bem específico? Foi assim que acordei há alguns sábados atrás: morrendo de vontade de comer Häagen-Dazs de chocolate belga. De todos os sabores que a marca vende, esse é um dos meus prediletos. Nesse mesmo dia tive que resolver uma coisinha na rua e, na volta tive not que comprar um pote de sorvete no supermercado. A primeira reação foi a de abrir o pote e comer uma colherada bem farta. A segunda, bom, foi fazer daquele sorvete um complemento para algo ainda mais interessante.


Gosto muito das receitas da minha best Martha. Vira e mexe entro no site dela para me inspirar ou tentar algo novo. Já tinha visto essa receita há algum tempo e desde então fiquei com ela na cabeça, apenas esperando a oportunidade perfeita. Sábado meio nublado, vontade absurda de comer algo realmente doce e um pote de Häagen-Dazs dando sopa no freeze pelo menos até que alguém o descobrisse. A oportunidade que eu queria estava bem diante dos meus olhos, pronta para ser usada. E o melhor de tudo: finalmente iria estrear os novos ramequins.


Absurdamente bom, deliciosamente saboroso e extremamente fácil. 

Vem comigo!

Para 4 ramequins:
  • 2 gemas
  • 2 claras
  • 120g de chocolate meio amargo
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • ¼ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • Sorvete de chocolate ou creme (opcional) 

Pré-aqueça o forno à 190º.

Em bowl, quebre a barra de chocolate, adicione a manteiga e derreta em banho-maria. Reserve.




Na batedeira, misture as gemas, metade do açúcar e o extrato de baunilha. Adicione o chocolate derretido e bata até formar um creme homogêneo. Reserve.


Em velocidade alta, bata as claras com o sal até formar picos moles. Em seguida, adicione cuidadosamente a outra metade do açúcar e, bata até formar picos firmes e brilhantes. Desligue a batedeira logo em seguida para não desandar as claras em neve.




Adicione ⅓ das claras em neve na mistura de chocolate e, incorpore com a ajuda de uma espátula um ao outro delicadamente.




Adicione o restante das claras na mistura, e de baixo para cima e sempre DE FORMA BEM DELICADA, mexa até incorporar completamente as claras em neve.




Disponha os ramequins em uma assadeira e divida a mistura entre eles. Para não correr o risco da massa cair toda para fora, eu usei ramequins maiores, ok? Asse por aproximadamente 20 minutos. Você saberá que está pronto quando o bolo crescer e rachar na superfície. Faça o teste do palito e, se ele sair melecado de massa, significa que está bom.



O bolinho murcha, portanto, nada de pânico achando que a receita desandou.

Dicas: acrescente uma bola de sorvete no centro, fica divino! E sirva sempre morno.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!