17 de setembro de 2014

Sobrinhas: Talharim Verde com Molho rápido de Shitake


Nem toda receita que eu faço aqui é planejada, logo, nem sempre existe uma história bacana por trás de um prato. E como vocês já devem estar imaginando, a receita de hoje é um desses casos. Vocês se lembram do sanduíche de rosbife com queijo gouda e shitakegrelhado que eu postei há uns dias atrás? Para aquela receita tive que comprar uma bandeja de shitakes, no entanto, só utilizei quatro deles. No mesmo dia refoguei o que sobrou e deixei em stand by na geladeira. Tudo para não estragar.

Na segunda (preparei o sanduíche na sexta a noite), quando voltei do trabalho, abri a geladeira e dei de cara com o shitake. Sim, eu super esqueci do shitake. Apesar da minha mãe ter preparado o jantar, me senti na obrigação de criar algo justamente para não jogar o bendito shitake fora. Tirando o fato de que eram quase dez horas da noite de uma segunda-feira, tinha que ser algo muito MUITO prático.



Solução: macarrão.

Fui procurando o que precisava na geladeira e na despensa: manteiga, requeijão, leite, parmesão, salsinha, azeite e shoyu. Honestamente, deveria fazer mais fast-dishes como esse. Sem modéstia alguma, ficou um espetáculo.


Rápido, fácil e super saboroso. Vem comigo!

Para uma pessoa:
  • 3 ninhos de talharim verde
  • 6 shitakes
  • 1 ½ colher de sopa de requeijão
  • 1 colher de chá de shoyu
  • ¼ xícara de chá de parmesão ralado + para finalizar
  • 1 colher de chá de manteiga
  • Q/n de leite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto

Em água fervente, cozinhe o macarrão até ele ficar al dente. Escorra, regue com um pouco de azeite para não grudar e reserve.

Enquanto o macarrão cozinha, limpe os shitakes com um papel toalha umedecido. Corte em tiras e refogue na manteiga com um pouco de sal e pimenta do reino ou lemon pepper.





Quando os shitakes murcharem, adicione o requeijão, espere derreter e aos poucos adicione leite para não ressecar e formar um creme. Faça isso de acordo com o seu gosto. 


Adicione o shoyu e mexa. Coloque o parmesão e misture. Se o molho estiver muito grosso, acrescente mais um pouco de leite para ralear (que é como eu prefiro). Prove e acerte o sal se precisar.



Coloque o macarrão em um prato e espalhe o molho por cima. Finalize com um pouco de azeite e salsinha picada.

Piece of cake chuchuzão!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!