19 de setembro de 2014

Veggie: Sanduíche de Abobrinha Grelhada com Queijo de Cabra e Mel


Se um dia eu fiz sanduíche de rosbife com queijo gouda, shitake grelhado e mostarda dijon, no outro eu tive que bolar algo sem carne. Em casa funciona basicamente assim: se eu preparo algo com carne para o meu pai, minha mãe fica com ciúmes. Quando preparo algo apenas com legumes e vegetais para a minha mãe, meu pai começa a fazer drama. Sim, não é fácil morar em uma casa com gostos alimentares TÃO distintos (literalmente) eles me matam. Eu queria fazer um hambúrguer vegetariano à base de grão de bico (tipo falafel, sabe?), mas quando abri a geladeira... SURPRESA! Minha mãe tinha usado o grão de bico para outra coisa. O jeito foi apelar para a minha amada abobrinha.

Calma, eu sei que sanduíche de abobrinha não parece a coisa mais gostosa do mundo. Também sei que lendo isso a primeira imagem que te vem à cabeça é um sanduíche de pepino: insosso, estranho, sem graça. Acreditem, até a Veroca – aquele ser herbívoro que mora no meu coração – ficou um pouco desconfiada. Mas, nada que não possa ser mudado com um ou outro. Trust me pessoal.


Para dar bossa ao look graça no lanche, eu optei por grelhar as abobrinhas no azeite, com sal e pimenta do reino. Além disso, achei mais interessante utilizar queijo de cabra do que os outros que tinha na geladeira. AMO o sabor acentuado do queijo de cabra – que até chega a ser picante, e acho que ele combina bastante com alimentos mais neutros (no caso a abobrinha). Para dar aquele toque especial, adicionei um fio de mel em cima do queijo já derretido.


Sabe a modéstia que dificilmente eu tenho? Então, aqui ela vai passar longe. Acertei na mosca. Fiz um sanduíche meio às escuras, sem saber se os sabores iriam harmonizar bem ou não. Tirando o meu pai que na primeira mordida perguntou se não tinha carne, o sanduíche foi super bem aceito pelas outras pessoas cobaias.

Ah! Em relação à bebida, eu aconselho uma taça de vinho branco ao invés de uma cerveja. Apesar do sabor marcante do queijo de cabra, o sanduíche como um todo tem uma delicadeza que pede uma bebida tão delicada quanto. Mas isso vai de gosto para gosto. Se não conseguir imaginar outra coisa sem ser aquele cervejinha gelada para acompanhar um sanduíche... Manda bala!


Vem comigo!

Para 1 sanduíche:
  • 1 baguete semi-italiana
  • ½ abobrinha
  • Q/n de queijo de cabra
  • Q/n de mel
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Fio de azeite para grelhar
Pré-aqueça o forno à 200º.

Lave a abobrinha e corte em rodelas – nem muito finas e nem muito grossas. Em uma frigideira quente, grelhe as rodelas de abobrinhas dos dois lados.




Corte a baguete ao meio, disponha as rodelas de abobrinha. Se achar que está meio “pobre” de recheio, prepare mais algumas rodelas. Coloque o queijo de cabra em cima das rodelas e leve ao forno até o queijo derreter completamente.




Finalize com mel.

Coma há!.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!